sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Abertura do UCA - Vilhena/RO

Dia 11 de outubro de 2010, aconteceu a abertura do Projeto UCA ( Um Computador por Aluno) na escola Paulo Freire  com a presença dos alunos, pais, professores e  gestores da escola, estiveram presentes também  equipe NTE/SEDUC/VHA, Coordenadora do projeto UCA do Estado de Rondônia, Representante de Ensino do Cone sul de Rondônia e demais autoridades do município de Vilhena.
O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Educação, por meio da Representação de Ensino do Vilhena e da Escola Estadual Paulo Freire, sendo uma parceria  envolvendo MEC, Estado.


O projeto UCA promove a inclusão digital de professores e alunos nas escolas públicas brasileiras, onde cada professor e aluno passarão a utilizar o laptop  como ferramenta pedagógica. Diante dessa perspectiva, inicia-se em Vilhena uma nova forma de dinamizar o ensino e aprendizagem.
Nesta etapa do projeto foram contempladas 300 escolas no Brasil, dentre essas seis no estado de Rondônia, e em Vilhena a Escola Paulo Freire foi a contemplada.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Escola Joaquim Nabuco de Ouro Preto recebe Laptops do UCA

Os alunos da escola E.E.E.F.M Joaquim Nabuco recebeu ontem 285 laptops para serem utilizados como ferramentas de complementação educacional. A escola foi selecionada para fazer parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação.
 O objetivo é fazer com que os alunos criem e socializem novas formas de aplicação das tecnologias digitais, utilizando o computador como recurso pedagógico e internet.

Os equipamentos possuem tecnologia antifurto (para funcionar o micro necessita ser autenticado perioridamente no servidor da escola) e sistema de monitoramento (permitindo gerenciar as informações acessadas pelos alunos).

De início os alunos não poderão levar o equipamento para casa, Os computadores funcionarão com o sistema Linux e terão ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. As máquinas têm capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas.
Veja as imagens no link:  http://www.ouropretodooeste.com/galerias-detalhes.php?cod=81

Fonte: OuroPretodoOeste.com

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Programa 'Um computador por aluno' vai atender sete escolas de Rondônia

Amanhã, (09.11.2010) a partir das 14 horas, serão entregues aos alunos da escola Irineu Dresch, na linha 128 em Ji-Paraná, os computadores do programa do governo federal, “Um computador por aluno” (UCA).

Rinaldo Gervásio diretor da escola diz estar muito animado e com boas expectativas com relação ao programa. “Nós acreditamos que o nível de ensino em nossa escola dará um grande salto, despertará ainda mais o interesse dos alunos pelas aulas, pois terão como pesquisar mais sobre o que foi estudado”, explica o diretor.

O projeto UCA tem por finalidade criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Em Rondônia, o UCA está sendo desenvolvido nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes, Vilhena, Porto Velho, Rolim de Moura e Cacaulândia. Com perspectivas para ser implantado em outros municípios do Estado.

O secretário municipal de educação, José Vanderlei Nunes, diz sentir-se honrado com a escolha de uma escola pública municipal para a implantação do programa. “É sinal de estamos no caminho certo, faremos tudo que for necessário para que este projeto dê certo e que se estenda para outras escolas”, acrescentou.

Para atender as necessidades do projeto e orientar os professores para que possam usá-lo de forma correta, está sendo realizado na escola Irineu Dresch e na Secretaria de Educação, um curso de aperfeiçoamento, sendo que o primeiro módulo terá a duração de cento e oitenta horas.

Seduc reúne formadores do projeto Uca na Capital

Com o objetivo de dar continuidade à preparação das equipes de formadores das escolas de Rondônia, Pará e Acre incluídas no Programa Uca-Unicamp na Região Norte ao longo do ano, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu formadores, pesquisadores e tutores do programa na capital para compartilhar as experiências adquiridas.  O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (04), nas dependências do Rondon Palace Hotel e se estenderá até o dia 05 deste mês.
De acordo com Perpétua Ribeiro, do Núcleo de Tecnologia da Seduc, o primeiro encontro aconteceu no estado do Pará entre os dias 30 e 31 de agosto, onde foram expostas as experiências obtidas após a implantação do Programa, “É um projeto piloto que está sendo implantado em 300 escolas a nível nacional e conforme for se solidificando será estendido para outras escolas”, explicou Perpétua.
Programa
O Uca (Um Computador por Aluno) é um programa do Governo Federal em Parceria com estados, municípios, Unir e Unicamp, estas duas últimas são responsáveis em dar o suporte pedagógico ao projeto, cujo objetivo principal é oferecer material didático e pedagógico aos alunos através de repasse de computadores para todos os alunos e professores das escolas beneficiadas.
O programa iniciou em 2010 e em Rondônia 08 escolas em 07 municípios já foram beneficiados, “Apesar de estar em fase de implantação em todo o Brasil, aqui em Rondônia está dando certo”, afirmou Perpétua Ribeiro.
O próximo encontro está marcado para acontecer em dezembro no Acre.
Autor: Decom/SEDUC

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prefeitura lança Programa "Um Computador por Aluno"

Qui, 21 de Outubro de 2010 14:27
   O prefeito Roberto Sobrinho lançou na manhã desta quinta-feira (21/10), na Escola Municipal, João Ribeiro Soares, bairro Igarapé, zona Leste da cidade, o Programa "Um computador por Aluno" (ProUca). O programa é de iniciativa do governo federal que vai permitir à comunidade estudantil a participação mais efetiva no mundo globalizado, através da implementação das políticas educacionais de inclusão digital. A Escola João Ribeiro foi uma das 300 escolas beneficiadas em todo o país para a implantação desta segunda etapa do projeto piloto, que garantiu 479 laptops para serem distribuídos entre os professores e alunos.
   Segundo Roberto Sobrinho uma verdadeira evolução na educação. "No início de nossa gestão existia apenas quatro laboratórios de informática em toda a rede de ensino, hoje são 115. Entregamos uniformes no primeiro ano de governo, hoje estamos entregando computadores para nossos estudantes. Isso comprova o compromisso assumido com a educação de nossa cidade", destacou.
   O prefeito ressaltou ainda, que o ProUca vem para complementar o trabalho de inclusão digital que já é feito no município. "Através da implantação dos laboratórios de informática na rede de ensino, nossos estudantes puderam conhecer a era digital, e hoje este programa vai possibilitar um contato ainda maior e individualizado com esta ferramenta de fundamental importância neste mundo completamente informatizado.", disse.
   Participaram também do lançamento do programa, a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, o coordenador do Núcleo de Tecnologia do Estado, Valmir Souto, a instrutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Leonir Souza, a diretora da Escola João Ribeiro, Rosalene Sales, além de pais e professores. O aluno Marcos Alexandre, de 10 anos, recebeu o laptop, das mãos do prefeito Roberto Sobrinho representando seus demais colegas. E a professora Maria do Carmo, representando os demais educadores da Escola.
   Segundo o coordenador do NTE, Valmir Souto, o ProUca será mais um instrumento para incrementar - o processo ensino-aprendizagem e a pesquisa e extensão -. "Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Cada professor e aluno utilizarão seu laptop durante as aulas, para realizar pesquisas e outras atividades pedagógicas. Hoje é o lançamento do projeto, imediatamente iniciaremos a capacitação dos professores e até dezembro deste ano, esperamos que todos possam estar utilizando os equipamentos", disse Valmir.
   A instrutora da Unir, que coordenará a capacitação dos professores, Leonir Souza, explicou que este programa representa um grande avanço na educação do Estado. "Os estudantes, sejam crianças ou adolescentes, passam a maior parte do seu dia e de sua vida na Escola. São aproximadamente 13 anos no ambiente escolar. Por isso este espaço tem o compromisso de preparar para a vida. Seja na formação emocional, educacional e profissional. Temos que ter bons professores, gestores e ferramentas educacionais que fortaleçam o desenvolvimento destes estudantes", enfatizou.
Melhoria do IDEB

   A secretária de Educação do município, Fátima Ferreira, em seu discurso durante o lançamento do Programa, destacou o grande avanço na educação de Porto Velho, citando a escola João Ribeiro Soares, primeira contemplada com o ProUca, como uma das unidades que tem superado as metas estabelecidas pelo MEC. "A nota estabelecida pelo MEC era de 4,2 e a escola teve 5,3. É a segunda maior nota da rede de educação do Estado. Um orgulho para todos nós, pais, professores e gestores. Temos aqui como em todas as nossas unidades, atividades e programas que refletiram este resultado. Como atividades culturais; esportivas; o projeto de Balé; capoeira e ainda o reforço escolar. Temos em sala de aula professores capacitados e boa estrutura física. Nos horários opostos as aulas, incluímos estes aluno nestas atividades, que não só ocupam seu tempo - que poderia estar sendo desperdiçado na rua, ou outras situações não-produtivas - mas ajudam no bom desempenho escolar e numa formação mais cidadã", destacou a secretária.
ProUca
   O Programa Um Computador por Aluno já havia sido testado, em 2007, em cinco Estados (São Paulo, Santa Catarina, Tocantis, Rio de Janeiro e Pernambuco). Em Rondônia oito Escolas foram beneficiadas, sendo cinco estaduais e três municipais. Em Porto Velho, a João Ribeiro Soares do município e a Escola rural Paulo Leal, do Estado foram as beneficiadas. Em todo o Estado serão beneficiados 2.878 alunos e 141 professores. Os critérios utilizados para a escolha destas escolas, foram: a quantidade de alunos, que não poderia ultrapassar 500 estudantes; a estrutura física da Escola, que deveria comportar a instalação dos laptops, com tomadas, rede elétrica adequada e a localização, que deveria estar próxima ao núcleo de tecnologia do município ou do Estado, ou ainda de uma instituição de educação superior.
Por Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DÚVIDAS FREQUENTES

1)   Caso haja problemas com o laptop na parte física hardware do computador, ou seja, componentes eletrônicos, (quebrou, não ligou, não funciona) para quem ligar?

Ligar para a CCE/Digibrás: 0800-727-5665. Para os casos abaixo enviar email para: projetouca@mec.gov.br:

- Encontrou problemas no 0800 da CCE para abertura do chamado
- CCE está demorando muito para consertar os equipamentos com defeito
- CCE se nega a resolver o problema

2)   Caso haja problemas com a parte lógica, ou seja, software (travamento, etc.) ?

Apesar da garantia dos laptops do UCA ser de funcionamento, ou seja, incluir o hardware e o software, isso não significa que a CCE deverá prestar suporte técnico para configuração e operação dos softwares existentes nos equipamentos. A Coordenação do UCA no MEC possui uma equipe que registra e analisa os problemas técnicos, neste caso enviar email para projetouca @mec.gov.br


3)   No caso de roubo de laptop, o que fazer?

Fazer o Boletim de Ocorrência (BO) junto à polícia local e encaminhar cópia do mesmo juntamente com as providências que estão sendo tomadas para: projetouca@mec.gov.br. Caso necessite entrar em contato por telefone ligar para: (61) 2022-9354 ou 2022-9565.


4)   Problemas com: servidor de rede e rede wireless.

Ligar para: (61) 2022-9442 / 2022-9354 ou 2022-9565. Falar com Celso Ribas ou Renato Lopes.


5)    Quem é quem no UCA:

·         Mauro Cândido Moura – Coordenador-Geral do UCA
·         Celso Ribas Junior – Coordena a implantação da infraestrutura e suporte técnico
·         Renato Lopes – Suporte Técnico
·         Ana Carolina Suris – Logística de implantação
·         Andréia Silva – Logística de implantação
·         Monica Soares - Logística de implantação
·         Pedro Andrade - Coordena a Avaliação e Pesquisa
·         Luciano Nedic – Logística de Avaliação

2º WORKSHOP DE DISSEMINAÇÃO

O 2º WORKSHOP DE DISSEMINAÇÃO - PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE UM COMPUTADOR POR ALUNO, foi realizado no período de 28 e 29 de Julho - na sede da SUFRAMA, Auditório Floriano Peixoto, Av. Ministro Mário Andreazza, 1424 - Distrito Industrial, Manaus, AM.

Todo o material está disponibilizado no link abaixo:

 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

1ª REUNIÃO TÉCNICA

Após algumas reuniões de planejamento entre a Universidade Local (Unir), Secretaria de Educação (NTE) e Undime (NTM), iniciamos na tarde desta segunda feira a 1ª Reunião técnica do Projeto UCA em Rondônia, com a participação das coordenações dos NTE's NTM's, pesquisadores, professores formadores, tutores e técnicos das secretarias de educação conforme programação abaixo:

1º REUNIÃO TECNICA - UCA- RONDÔNIA
AÇÃO 2 – PREPARAÇÃO DAS IES-LOCAIS / NTE / NTM
FORMAÇÃO BRASIL UCA – SEED/MEC

TEMA: Projeto UCA
LOCAL: Centro de Formação de Professores - Rua Jose do Patrocínio, 513 B. Centro/ esquina com a Rua: Rogério Weber
PARTICIPANTES: NTE/ NTM/UNIR
Endereço do Blog: http://ucarondonia.blogspot.com/ CH:12H Data: 20 e 21.09.2010

OBJETIVO:
Socializar as informações sobre o Projeto UCA. Iniciar a preparação das equipes de Tutores e Formadores para a Implantação do Projeto UCA e a Formação na Escola do estado de Rondônia. Construir Plano de Trabalho e de Ação.

PROGRAMAÇÃO:

20/SETEMBRO
14 às 18h  Boas Vindas
 Mensagem de Abertura
 Apresentação pessoal envolvidos
 Apresentação do UCA em RONDÔNIA
 Apresentação da Formação Programa UCA
 Apresentação da função do Coord do UCA nas escolas
 Apresentação do ambiente e-proinfo para ser utilizado nas ações de formação;
 Distribuição das equipes para estudo dos módulos;
21/SETEMBRO
08 h às 12h Apropriação Tecnológica
 Oficina apropriação tecnológica dos Laptops Educacionais e dos softwares disponíveis.
 Espaço aberto para considerações dos participantes.
 Esquema para apresentação e estudo dos módulos por equipe;
 Orientação para o desenvolvimento das ações detalhada nas escolas
14 às 18h
 Apresentação do módulo representação por equipe
 Espaço aberto para considerações

domingo, 5 de setembro de 2010

Objetivos
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

Quando começou?
O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.
Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;

CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e

LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Como funcionará?

Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.
Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

UCA Total
Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados são:

Barra dos Coqueiros/SE;

Caetés/PE;

Santa Cecília do Pavão/PR;

São João da Ponta/PA;

Terenos/MS;

Tiradentes/MG

GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.

O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação. Para execução do projeto dividiu-se em três frentes:

GT Formação;

GT Avaliação e;

GT Pesquisa.

UCA em Rondônia



O projeto UCA - Um Computador por Aluno - é uma iniciativa do Governo Federal através da Secretaria de Educação a Distância-SEED/MEC, em parceria com os Estados da federação. Nesta 2ª Fase Piloto (2010-2011), o Projeto visa atingir 300 (trezentas) escolas públicas dos 27 (vinte e sete) Estados brasileiros, sendo que Rondônia recebeu equipamentos (laptops) com número suficiente para implementá-lo em 08(oito) escolas da rede de ensino pública de Rondônia, inserindo-se, assim, no processo de ampliação ao acesso às tecnologias direcionado à comunidade escolar.


Estamos em processo de definição da logística para utilização e armazenamento dos referidos computadores junto a comunidade escolar, e já estamos junto com a universidade federal de Rondônia sob o acompanhamento da Unicamp, preparando a formação para os professores.
Para mais informações acesse : http://www.uca.gov.br/institucional/escolasBeneficiadas.jsp