domingo, 5 de setembro de 2010

Objetivos
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

Quando começou?
O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.
Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;

CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e

LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Como funcionará?

Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.
Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

UCA Total
Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados são:

Barra dos Coqueiros/SE;

Caetés/PE;

Santa Cecília do Pavão/PR;

São João da Ponta/PA;

Terenos/MS;

Tiradentes/MG

GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.

O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação. Para execução do projeto dividiu-se em três frentes:

GT Formação;

GT Avaliação e;

GT Pesquisa.

UCA em Rondônia



O projeto UCA - Um Computador por Aluno - é uma iniciativa do Governo Federal através da Secretaria de Educação a Distância-SEED/MEC, em parceria com os Estados da federação. Nesta 2ª Fase Piloto (2010-2011), o Projeto visa atingir 300 (trezentas) escolas públicas dos 27 (vinte e sete) Estados brasileiros, sendo que Rondônia recebeu equipamentos (laptops) com número suficiente para implementá-lo em 08(oito) escolas da rede de ensino pública de Rondônia, inserindo-se, assim, no processo de ampliação ao acesso às tecnologias direcionado à comunidade escolar.


Estamos em processo de definição da logística para utilização e armazenamento dos referidos computadores junto a comunidade escolar, e já estamos junto com a universidade federal de Rondônia sob o acompanhamento da Unicamp, preparando a formação para os professores.
Para mais informações acesse : http://www.uca.gov.br/institucional/escolasBeneficiadas.jsp
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário