quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prefeitura lança Programa "Um Computador por Aluno"

Qui, 21 de Outubro de 2010 14:27
   O prefeito Roberto Sobrinho lançou na manhã desta quinta-feira (21/10), na Escola Municipal, João Ribeiro Soares, bairro Igarapé, zona Leste da cidade, o Programa "Um computador por Aluno" (ProUca). O programa é de iniciativa do governo federal que vai permitir à comunidade estudantil a participação mais efetiva no mundo globalizado, através da implementação das políticas educacionais de inclusão digital. A Escola João Ribeiro foi uma das 300 escolas beneficiadas em todo o país para a implantação desta segunda etapa do projeto piloto, que garantiu 479 laptops para serem distribuídos entre os professores e alunos.
   Segundo Roberto Sobrinho uma verdadeira evolução na educação. "No início de nossa gestão existia apenas quatro laboratórios de informática em toda a rede de ensino, hoje são 115. Entregamos uniformes no primeiro ano de governo, hoje estamos entregando computadores para nossos estudantes. Isso comprova o compromisso assumido com a educação de nossa cidade", destacou.
   O prefeito ressaltou ainda, que o ProUca vem para complementar o trabalho de inclusão digital que já é feito no município. "Através da implantação dos laboratórios de informática na rede de ensino, nossos estudantes puderam conhecer a era digital, e hoje este programa vai possibilitar um contato ainda maior e individualizado com esta ferramenta de fundamental importância neste mundo completamente informatizado.", disse.
   Participaram também do lançamento do programa, a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, o coordenador do Núcleo de Tecnologia do Estado, Valmir Souto, a instrutora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Leonir Souza, a diretora da Escola João Ribeiro, Rosalene Sales, além de pais e professores. O aluno Marcos Alexandre, de 10 anos, recebeu o laptop, das mãos do prefeito Roberto Sobrinho representando seus demais colegas. E a professora Maria do Carmo, representando os demais educadores da Escola.
   Segundo o coordenador do NTE, Valmir Souto, o ProUca será mais um instrumento para incrementar - o processo ensino-aprendizagem e a pesquisa e extensão -. "Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Cada professor e aluno utilizarão seu laptop durante as aulas, para realizar pesquisas e outras atividades pedagógicas. Hoje é o lançamento do projeto, imediatamente iniciaremos a capacitação dos professores e até dezembro deste ano, esperamos que todos possam estar utilizando os equipamentos", disse Valmir.
   A instrutora da Unir, que coordenará a capacitação dos professores, Leonir Souza, explicou que este programa representa um grande avanço na educação do Estado. "Os estudantes, sejam crianças ou adolescentes, passam a maior parte do seu dia e de sua vida na Escola. São aproximadamente 13 anos no ambiente escolar. Por isso este espaço tem o compromisso de preparar para a vida. Seja na formação emocional, educacional e profissional. Temos que ter bons professores, gestores e ferramentas educacionais que fortaleçam o desenvolvimento destes estudantes", enfatizou.
Melhoria do IDEB

   A secretária de Educação do município, Fátima Ferreira, em seu discurso durante o lançamento do Programa, destacou o grande avanço na educação de Porto Velho, citando a escola João Ribeiro Soares, primeira contemplada com o ProUca, como uma das unidades que tem superado as metas estabelecidas pelo MEC. "A nota estabelecida pelo MEC era de 4,2 e a escola teve 5,3. É a segunda maior nota da rede de educação do Estado. Um orgulho para todos nós, pais, professores e gestores. Temos aqui como em todas as nossas unidades, atividades e programas que refletiram este resultado. Como atividades culturais; esportivas; o projeto de Balé; capoeira e ainda o reforço escolar. Temos em sala de aula professores capacitados e boa estrutura física. Nos horários opostos as aulas, incluímos estes aluno nestas atividades, que não só ocupam seu tempo - que poderia estar sendo desperdiçado na rua, ou outras situações não-produtivas - mas ajudam no bom desempenho escolar e numa formação mais cidadã", destacou a secretária.
ProUca
   O Programa Um Computador por Aluno já havia sido testado, em 2007, em cinco Estados (São Paulo, Santa Catarina, Tocantis, Rio de Janeiro e Pernambuco). Em Rondônia oito Escolas foram beneficiadas, sendo cinco estaduais e três municipais. Em Porto Velho, a João Ribeiro Soares do município e a Escola rural Paulo Leal, do Estado foram as beneficiadas. Em todo o Estado serão beneficiados 2.878 alunos e 141 professores. Os critérios utilizados para a escolha destas escolas, foram: a quantidade de alunos, que não poderia ultrapassar 500 estudantes; a estrutura física da Escola, que deveria comportar a instalação dos laptops, com tomadas, rede elétrica adequada e a localização, que deveria estar próxima ao núcleo de tecnologia do município ou do Estado, ou ainda de uma instituição de educação superior.
Por Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

Nenhum comentário:

Postar um comentário